Alteração de Nível Médio para Superior

Descrição

Este procedimento se aplica aos Diplomados nas áreas abrangidas pelo sistema Confea/Crea: Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em cursos de nível médio que queiram registar a conclusao de curso superior ou tecnológico para habilitação ao exercício legal da profissão.

Documentos Necessários

FM DDA 068 Requerimento de Profissional - RP: no item de serviço nº 43 assinalar o campo “Diplomado no País”.


Termo de responsabilidade a utilização de serviços online.

Certidão, Certificado, Declaração de Conclusão de Curso ou Diploma: Original e cópia simples ou cópia autenticada. Caso o profissional ainda não esteja de posse do Diploma, basta apresentar a Declaração de conclusão de curso constando a informação de colação de grau e indicação de que o Diploma encontra-se em trâmite. Será dado prazo de 1 (um) ano para apresentação do Diploma no CREA-DF.


Histórico com indicação da carga horária: Original e cópia simples ou cópia autenticada, ou ainda, cópia com certificado digital.

1 Foto 3x4: Fotos coloridas com fundo branco, de frente e recentes.

RG, CPF e Título de Eleitor: Original e cópia simples ou cópia autenticada

Prova de quitação da Justiça Eleitoral: Certidão a ser emitida no sítio da Justiça Eleitoral.

Prova de quitação do serviço militar: para profissionais do sexo masculino menores de 45 anos de idade
 

PIS/PASEP.

Exame laboratorial, indicando tipo sanguíneo e fator RH.

Comprovante de residência.
 

Declaração de endereço: Na ausência do comprovante de residência no nome do solicitante, poderá ser apresentada a Declaração de Endereço

Verifique o valor das taxas atuais no site do CREA-DF neste link.

Atendimento online:

É possível realizar o protocolo diretamente pela área de serviço online do profissional, acesse a área de serviço online: página do profissional/novo protocolo/assunto: alteração de nível médio para superior.

OBS.: Com o preenchimento de todos os campos da solicitação, clicar em "Enviar", um protocolo será gerado e após este procedimento o boleto estará disponível no "Carrinho".

Atendimento presencial:

O profissional deverá comparecer na Sede na Crea-DF munido de todos os documentos necessários para o atendimento.

Principais Etapas
  • Atendimento;
  • Análise preliminar dos documentos;
  • Encaminhamento à  Gerência Técnica;
  • Parecer técnico.
  • Encaminhamento à Gerência de Registro para inclusão das informações na base de dados e finalização;
  • Envio do login e senha ao profissional para acesso a área de serviço online;
  • Agendamento da solenidade virtual para posterior entrega de carteiras.

   Obs.: a carteira só será impressa mediante apresentação do Diploma

Prazos

15 dias úteis a partir do recebimento da documentação para instituições com registro no Crea-DF, podendo tem prorrogação caso os documentos necessários não sejam enviados corretamente.