
Em agosto de 2024, iniciamos uma jornada em busca da valorização das profissões e profissionais das engenharias concursados nas instituições de ensino superior, como universidades e institutos federais. Demos o primeiro passo rumo a uma mobilização nacional em busca de melhores condições salariais para os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. Esse movimento, proposto pela Associação Nacional de Engenharia e Arquitetura das Instituições Federais de Ensino, visa obter apoio para a causa dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). O Projeto de Lei 1466/2025 apresenta propostas significativas, como a criação e alteração de cargos, para fortalecer a carreira e beneficiar os profissionais da área.
A presidente do CREA-DF, Engenheira Eletricista Adriana Resende, está atenta a essa pauta desde o primeiro momento. Recebeu o pleito desses profissionais e o encaminhou ao Colégio de Presidentes, no Encontro de Líderes 2025, ampliando o conhecimento e o alcance da demanda para os conselhos regionais.
Desde então, outros CREAs também passaram a apoiar a causa, abrindo espaço para que o grupo pudesse apresentar suas demandas. Juntos, estamos construindo um caminho de colaboração e união, com foco em um objetivo comum: fortalecer e valorizar as profissões do Sistema.
No dia 22 de abril de 2025, a engenheira civil Thyala Cunha, representante da Associação, reuniu-se novamente com a presidente do CREA-DF, Adriana Resende, reforçando o apoio à causa e alinhando novas tratativas estratégicas de atuação conjunta
Essa mobilização é essencial, especialmente para os futuros concursados. A criação de novos cargos, aliada a condições adequadas de trabalho e salários justos, tornará a carreira mais atrativa e respeitada.
A luta continua, com o CREA-DF encaminhando expedientes às bancadas do Legislativo Federal e Distrital, em busca do fortalecimento e da valorização desses profissionais.