Crea-DF e Neoenergia Brasília pautam micro e minigeração distribuída para geração de energia solar

Na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, o Crea-DF recebeu em sua sede a equipe técnica da Neoenergia Brasília que é responsável pela análise dos projetos de micro e minigeração distribuída. Representando a Neoenergia, esteve presente o Engenheiro de Negócios de Energia Igor Novais e parte de sua equipe que juntos são responsáveis pela análise de projetos de geração distribuída. Estes projetos são protocolados pelos engenheiros na Neoenergia para que o consumidor possa instalar em sua residência o sistema de geração de energia solar. Por parte do Crea-DF estiveram presentes a Presidente Engª Civil Fátima Có, a assessora da Presidência Engª Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola Resende, que também é membro do GT-SOLAR do Crea-DF, e o Conselheiro Engº Eletricista Lúcio Ivar do Sul, representando a CEEE/Crea-DF.

A pauta principal defendida pelo Crea-DF foi que a análise técnica dos processos submetidos para homologação da concessionária esteja de acordo com os regulamentos em vigor da ANEEL, em especial a Resolução Normativa ANEEL nº 956/2021 que estabelece os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – Prodist, e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022. Foi solicitado também que as análises técnicas estejam em conformidade com as normas técnicas exaradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a fim de minimizar as pendências que muitas vezes são apontadas na análise técnica e que geram atrasos nos projetos e obras de Engenheiros Eletricistas e de Energia.

neoenergia

Durante a reunião, ficou acordado que a Neoenergia Brasília e o Crea-DF promoverão um treinamento específico para processos de homologação de usinas solares na concessionária. O treinamento será dividido em duas partes: Processo de homologação para microgeração distribuída (até 75KW) e Processo de homologação para minigeração distribuída (acima de 75KW e até 5MW). No mês de junho está previsto para ocorrer mudanças no Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online – SGPEO-GD da Neoenergia, que é a plataforma de submissão de projetos de micro e minigeração distribuída e este treinamento será de vital importância para os engenheiros e empresas de engenharia registrados no Crea-DF.

Outro ponto relevante abordado durante a reunião foi a situação da região administrativa de Arniqueiras, que está impedida por ordem judicial de receber sistemas de geração distribuída. O Crea-DF irá entrar com recurso judicial, através de parecer técnico, defendendo que a energia elétrica é um bem essencial e a geração solar fotovoltaica é um dos meios para que ele possa ser alcançado pela população da região, gerando, inclusive, ganhos ambientais relevantes.

Foi abordado, ainda, o Acordo de Cooperação Técnica previsto para ser assinado entre o Crea-DF e a Neoenergia Brasília, que propiciará, além de aproximação institucional, ações de fiscalização preventiva e integrada – FPIs, visando a proteção da sociedade.