CREA-DF fiscaliza hospitais e clínicas para garantir segurança e qualidade nos serviços de saúde

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) está empenhado em assegurar a segurança e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população por meio de uma intensificação das ações de fiscalização em hospitais e clínicas da região.

Importância da Fiscalização Preventiva e Orientativa

Com base nas leis nº 5.194/66, 6.496/77 e Resolução nº 1.137/23, o CREA-DF realiza, neste mês de abril, fiscalizações preventivas e orientativas para garantir que os serviços e obras atendam às exigências legais e técnicas. A equipe do Conselho verifica a conformidade dos estabelecimentos de saúde, assegurando que apenas profissionais habilitados assumam responsabilidades técnicas.

Solicitação de Documentação e Uso de Tecnologia

Para efetuar as inspeções, o CREA-DF solicitou aos hospitais documentos como A.R.Ts, contratos de manutenção e planos de gerenciamento de equipamentos de saúde. Além disso, foi enviado ofício com QR CODE, permitindo o fácil acesso e envio dos documentos necessários por meio de um formulário online.

Confira a relação dos documentos solicitados:

• Relação de contratos de empresas ou profissionais prestadores de serviços de manutenção técnica;
  • ARTs correspondentes a esses serviços;
  • Eventuais projetos de ampliação ou reforma da edificação em andamento, respectivos contratos e ARTs;
  • Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos sistemas de climatização;
  • Plano de Gerenciamento de Equipamentos de Saúde (PGES);
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS);
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Relatório de Inspeção Anual (RIA) referente aos elevadores e escadas rolantes.

Ampla Fiscalização

Mais de 200 unidades de saúde, incluindo hospitais, centros clínicos e unidades básicas de saúde, estão sendo fiscalizadas pelo CREA-DF.

Orientação e Excelência na Área da Saúde

A equipe do CREA-DF está preparada para orientar e auxiliar os estabelecimentos na adequação aos padrões requeridos, promovendo a excelência na prestação de serviços na área da saúde.

Compromisso com a Segurança e Qualidade

O CREA-DF reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade dos serviços de saúde, visando minimizar os riscos potenciais aos usuários por mau funcionamento de instalações e equipamentos. Através dessas ações, o Conselho busca garantir que todos os profissionais envolvidos executem suas atividades de acordo com as atribuições profissionais.

Comunicação Crea-DF