História do CREA-DF e sua fundação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal - CREA/DF foi fundado em 30 de junho de 1961 e é órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional dos engenheiros, arquitetos, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas e outros. Ele garante à população do DF que as obras e serviços técnicos sejam executados por empresas e profissionais legalmente habilitados.

Mas, para que fosse possível a criação do CREA no Distrito Federal, foi necessária a contribuição de figuras importantes na história, incluindo o primeiro presidente e a criação do Conselho.

Segundo o livro "Sistema Confea/Crea - 75 anos construindo uma nação", diversos fatores levaram à fundação do órgão público, incluindo a inauguração de Brasília durante o mandato de Juscelino Kubitschek, em 21 de abril de 1960. A nova capital representava a visão futurista planejada para o Planalto Central.

Anteriormente, em 14 de março de 1960, durante uma reunião do CREA-MG, foi apresentada proposta para a criação de um novo Conselho na 12ª região, visando a separação do Estado de Goiás e Minas Gerais da nova Capital. Após a inauguração de Brasília, ocorreu uma nova sessão plenária do Confea, em 3 de abril de 1961, para o conhecimento do "dossiê" referente à criação do Conselho da 12ª Região, conforme desejado pelo CREA da 4ª Região e pelos profissionais do estado de Goiás e do novo Distrito Federal, representados pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Brasília.

O primeiro presidente do CREA-DF foi o engenheiro civil Inácio de Lima Ferreira, que mais tarde ocupou a Presidência do Confea. Ele foi uma das figuras mais importantes para o Conselho e um dos pioneiros que ajudaram a construir a Capital.

Inácio de Lima Ferreira

Na época, as fiscalizações eram desafiadoras, mas era essencial para o desenvolvimento do Planalto Central. A Novacap - Companhia Urbanizadora da Nova Capital, desempenhou um papel crucial na construção do que viria a ser a sede do governo federal.

O CREA-DF moldou sua história ao longo dos anos, sempre reforçando seu papel para com a sociedade. O órgão teve um acervo de 14 presidentes que cumpriram mandato desde 1961 até os dias atuais, sendo o cargo de presidente ocupado atualmente pela engenheira eletricista Adriana Resende.

Saiba mais sobre o CREA-DF: https://www.creadf.org.br/sobreocrea

Conheça a Galeria de Presidentes do CREA-DF: https://www.creadf.org.br/galeriapresidentes

Referências: Sistema Confea/Crea - 75 anos construindo uma nação, Lígia Maria Leite Pereira; GOV DF.